segunda-feira, 19 de março de 2012

CONHECENDO A E.M. FREI ORLANDO


   A E.M. Frei Orlando realiza um trabalho com concepção sócio-interacionista, cujo teórico é Vygotsky. Nesta concepção a relação ensino-aprendizagem não é unilateral. O aluno aprende nas suas interações com o outro e com o objeto de aprendizagem. Esta concepção é a prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil.
   A U.E., conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases trabalha com projetos. Possui o Projeto Político Pedagógico Sal da Terra - Depende de Nós Sermos a Diferença que tem como foco principal a solidariedade e a preservação da vida. Dentro do PPP existem subprojetos que são construídos por toda Unidade Escolar.
   Cada turma constrói o seu projeto cujo tema está interligado aos focos do PPP. O mesmo acontecendo com a sala de leitura e educação física.
   O trabalho da escola em relação à leitura e escrita é focado para a alfabetização para o mundo, através do letramento, que é a leitura escrita entrando na escola através de vários suportes, desde uma receita até o jornal. Não trabalhamos a alfabetização de forma restrita, com a simples decodificação da língua escrita. Trabalhamos com o letramento conforme previsto na Diretriz Curricular para a Educação Infantil.
   Folhas mimeografadas ou copiadas podem ser utilizadas somente como suporte para a criação dos alunos. Evitamos desenhos prontos, evitando-se estereótipos e interferência na criatividade e imaginação dos alunos.
   A escola acredita nesse trabalho porque estamos na Era do Conhecimento. E nessa sociedade em que vivemos atualmente só sobrevive no mercado de trabalho sujeitos autônomos, responsáveis, criativos, imaginativos e cooperativos. Por estarmos na era da informação, a escola deixou de ser um lugar onde essa era transmitida. Não precisamos mais que nos transmitam informações. Precisamos saber encontrar as informações mais precisas e para tanto necessitamos de aprender a pesquisar. O trabalho com projetos favorece a formação de alunos e professores pesquisadores.
   Não trabalhamos conteúdos sem significados, mas sim habilidades e competências. Competência que é o saber em ação, um saber contextualizado.
   Devido a faixa etária que trabalhamos (2 a 5anos e 11 meses), nossos alunos necessitam de vivências concretas. Apresentação de diversas linguagens: dança, arte, teatro, informática, jornal, música, corporal, dentre outras, favorece o desenvolvimento integral do aluno.
   Os princípios que norteiam o trabalho pedagógico são de autonomia, responsabilidade e solidariedade, conforme previsto na LDB. Os professores trabalham num fio condutor que é o PPP e de acordo com as características e interesses de sua turma  encaminham o seu trabalho de forma autônoma. Por ser autônoma, implica necessariamente de forma responsável. Temos uma equipe em que podemos confiar pelo compromisso por uma educação de qualidade e pelo respeito ao próximo. Uma equipe de educadores que se coloca no lugar dos responsáveis e que procura dar para os filhos desse, uma educação que esperaria para seus filhos ou parentes.
  

2 comentários:

  1. Eu estudei nesta escola. Hoje sou Coordenadora pedagógica de uma outra escola municipal igualmente maravilhosa. Saudades do parquinho, da merenda gostosa... Época boa!!!!!!!

    ResponderExcluir