A E.M. Frei Orlando realiza um trabalho com concepção sócio-interacionista, cujo teórico é Vygotsky. Nesta concepção a relação ensino-aprendizagem não é unilateral. O aluno aprende nas suas interações com o outro e com o objeto de aprendizagem. Esta concepção é a prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil.
A U.E., conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases trabalha com projetos. Possui o Projeto Político Pedagógico Sal da Terra - Depende de Nós Sermos a Diferença que tem como foco principal a solidariedade e a preservação da vida. Dentro do PPP existem subprojetos que são construídos por toda Unidade Escolar.
Cada turma constrói o seu projeto cujo tema está interligado aos focos do PPP. O mesmo acontecendo com a sala de leitura e educação física.
O trabalho da escola em relação à leitura e escrita é focado para a alfabetização para o mundo, através do letramento, que é a leitura escrita entrando na escola através de vários suportes, desde uma receita até o jornal. Não trabalhamos a alfabetização de forma restrita, com a simples decodificação da língua escrita. Trabalhamos com o letramento conforme previsto na Diretriz Curricular para a Educação Infantil.
Folhas mimeografadas ou copiadas podem ser utilizadas somente como suporte para a criação dos alunos. Evitamos desenhos prontos, evitando-se estereótipos e interferência na criatividade e imaginação dos alunos.
A escola acredita nesse trabalho porque estamos na Era do Conhecimento. E nessa sociedade em que vivemos atualmente só sobrevive no mercado de trabalho sujeitos autônomos, responsáveis, criativos, imaginativos e cooperativos. Por estarmos na era da informação, a escola deixou de ser um lugar onde essa era transmitida. Não precisamos mais que nos transmitam informações. Precisamos saber encontrar as informações mais precisas e para tanto necessitamos de aprender a pesquisar. O trabalho com projetos favorece a formação de alunos e professores pesquisadores.
Não trabalhamos conteúdos sem significados, mas sim habilidades e competências. Competência que é o saber em ação, um saber contextualizado.
Devido a faixa etária que trabalhamos (2 a 5anos e 11 meses), nossos alunos necessitam de vivências concretas. Apresentação de diversas linguagens: dança, arte, teatro, informática, jornal, música, corporal, dentre outras, favorece o desenvolvimento integral do aluno.
Os princípios que norteiam o trabalho pedagógico são de autonomia, responsabilidade e solidariedade, conforme previsto na LDB. Os professores trabalham num fio condutor que é o PPP e de acordo com as características e interesses de sua turma encaminham o seu trabalho de forma autônoma. Por ser autônoma, implica necessariamente de forma responsável. Temos uma equipe em que podemos confiar pelo compromisso por uma educação de qualidade e pelo respeito ao próximo. Uma equipe de educadores que se coloca no lugar dos responsáveis e que procura dar para os filhos desse, uma educação que esperaria para seus filhos ou parentes.
Eu estudei nesta escola. Hoje sou Coordenadora pedagógica de uma outra escola municipal igualmente maravilhosa. Saudades do parquinho, da merenda gostosa... Época boa!!!!!!!
ResponderExcluirSerá um prazer receber sua visita!
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